Prêmios de amigos

segunda-feira, abril 23, 2012

Nossas Experiências



 A concentração no contexto escolar é uma das características psicológicas  mais importantes para o sucesso do aluno, ela é vital sempre que uma tarefa - seja física ou mental - exige esforço de sua parte.

Atenção e concentração estão estritamente ligadas. Para definir concentração, poderíamos dizer que é a forma mais intensa de atenção. É necessário prestar atenção para atingir uma verdadeira concentração. Portanto, a atenção sempre precede a concentração. A profª Claudiane, aproveitando que tinha vivenciado e praticado, alguns dias antes, um exercício de concentração (onde as pessoas passavam  e recebiam através de palmas e olho no olho uma bola  invisível) aplicado pela profª Magyh, no curso de improvisação teatral, na Casa do Nós, resolveu iniciar a atividade de Sala de Leitura no pátio, utilizando-se desse jogo. Os alunos que deixassem a suposta bola cair teriam uma tarefa surpresa para realizarem que seria ler e, na medida do possível, dramatizar um poema do livro da Roseana Murray.



Só que os alunos  não sabiam que a tarefa seria esta e o medo do desconhecido não deixou que nenhuma delas viesse à frente realizá-la. Como professores, temos sempre que estar atentos e se alguma coisa planejada não sair conforme o planejado, precisamos mudar a estratégia rapidamente. E foi justamente isto que aconteceu, ou seja, a professora solicitou voluntários. Apareceram alguns e à medida que os alunos realizavam a tarefa aconteceu um fato interissantíssimo, uma das garotas que havia deixado a bola cair e que no príncipio não quis participar veio participar.


  
Fotos da Poesia acima:



Finalizou esta aula falando sobre o medo do desconhecido, que muitas vezes  nos impede de dar passos maiores e experimentar coisas boas. Que será o tema da próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário